Não se sabe ao certo porque bocejamos, mas a teoria mais aceite é a de que será uma forma de capturar mais oxigénio, de forma a aumentar a frequência cardíaca e a oxigenação cerebral. Por isso, o bocejo é uma ação involuntária do organismo para despertar ou fazer com que o corpo entre em alerta.
Mas afinal, por que bocejamos quando vemos outra pessoa fazer o mesmo? Normalmente, isso acontece porque estamos vivendo uma situação parecida com a primeira pessoa que bocejou - como assistir a um filme entediante, por exemplo. Assim, ao ver alguém bocejar, o nosso cérebro, por mimetismo, imita a ação para também ele ficar em alerta.
Espirrar é um acto involuntário, com jacto de ar que pode chegar a 150 km/h. O espirro tem a função de expelir sujidade e microorganismos alojados no nariz.
Quando pó, fumo ou cheiros intensos entram no nariz, o cérebro interrompe a respiração normal, faz com que todos os músculos ligados à respiração se contraiam e empurrem o ar para fora. Para que saia com mais pressão, o ar dos pulmões é bloqueado pela glote no início do espirro e libertado em seguida.
Sim, a memória é seletiva e os fatores emocionais são o principal motivo para que o cérebro guarde um acontecimento. A memória é dividida em informações de curto prazo e lembranças permanentes. Assim, enquanto qualquer acontecimento extremamente bom ou ruim é guardado - como o dia do casamento ou um assalto -, o horário em que você marcou a última consulta no dentista é descartado rapidamente da memória.
Além disso, a familiaridade com o assunto também torna mais rápida a fixação da ideia e ajuda a memorizá-la. Isso explica porque algumas pessoas têm mais facilidade em lembrar das aulas de português do que as de matemática, por exemplo.
O soluço é um problema ligado ao sistema nervoso e pode ser gerado por vários motivos bem diferentes, como pela ingestão de bebidas com gás, mudanças súbitas de temperatura, derrames, depressão e até pneumonia. O tipo mais comum de soluço, que passa depois de alguns minutos, é causado por uma irritação no nervo frénico, responsável pelo movimento do diafragma – músculo que controla nossa respiração. Assim, quando o estômago fica cheio, esse nervo é pressionado e o diafragma reage, contraindo-se. Dessa forma, a laringe, que fica na garganta, bloqueia o ar que vai da boca para os pulmões e faz com que as cordas vocais vibrem.
É por este motivo que é aconselhado beber água ou suster a respiração quando estamos com soluço, pois estas são formas de fazer o diafragma voltar ao seu ritmo normal.
Tanto a anorexia como a bulimia são transtornos alimentares, mas as suas características são diferentes. Quem sofre de anorexia, come muito pouco, para não engordar. Nos casos mais graves não comem durante vários dias. Tais práticas conduzem à perda de peso de forma brusca, levando à desnutrição e consequentemente ao risco de vida. Já quem sofre de bulimia tem geralmente o peso normal, o problema é que distúrbio gera compulsões alimentares seguidas de arrependimento. Resultando na tentativa de eliminar a comida através de vómitos forçados ou da utilização de laxantes.
Depois de cortado, o cabelo, tal como os pelos, nascem com o mesmo diâmetro, já que o fato de cortá-los não tem influencia na raiz - região que determina a espessura. O contrário, porém, pode acontecer. Quando as mulheres depilam a perna, por exemplo, o pelo é arrancado pela raiz e isso pode deixá-lo mais fino por uns tempos, mas se a depilação não for renovada, sua espessura voltará ao normal rapidamente.
Essa mudança, porém, depende de fatores genéticos e também da idade, segundo a dermatologista Rita de Cássia. “Cada caso é um caso. Além do fator genético, se um idoso arrancar os pelos, eles tendem a afinar porque as células vão morrendo e já não são mais iguais como as de uma pessoa jovem”.
Cansaço, noites mal dormidas ou fatores hereditários podem causar olheiras, aquela camada escura que fica por baixo dos olhos e incomoda tanto as mulheres. Isso acontece porque abaixo da pálpebra inferior há uma camada de gordura que sustenta e mantém a pele esticada. No entanto, quando estamos cansados, essa camada diminui e a pele fica ligeiramente enrugada, o que deixa a região mais escura, ou seja, com olheiras.
Charneca de Caparica
Telefone 218 083 318 Telemóvel 937 115 966
E-mail geral@clinicuslusitanus.pt
www.CLĪNĬCUSLUSITANUS.pt
Sobreda
Telefone 210 866 592 Telemóvel 928 054 570
E-mail clinicuslusitanus.sobreda@gmail.com
www.CLĪNĬCUSLUSITANUS.pt
A sua clínica de medicina convencional, dentária, terapias alternativas e análises clínicas. Tudo pelo bem da sua saúde.