Análises Clínicas

Análises Clínicas, com principais acordos e convenções

A Clīnĭcus Lusitanus é o seu posto de colheitas para Análises Clínicas. Perto de casa e com a garantia, confiança e experiência do mais conceituado laboratório de análises clínicas, Germano de Sousa - Centro de Medicina Laboratorial.

Análises Clínicas

e Patológicas (biópsias e citologias)

mais perto de si

de Segunda a Sábado

(Não é necessária marcação - atendimento por ordem de chegada)

INFORMAÇÃO SOBRE HORÁRIO

Acordos

A quem se destina

A todas as pessoas em geral.

Objetivo

De uma forma cómoda, rápida e com qualidade tem acesso aos resultados das suas análises na sua clínica. As análises são efectuadas por um laboratório que oferece todas as garantias, com excelentes técnicas de recolha, com técnicos especializados e mais perto de sua casa.

Como funciona

Trata-se de um serviço de recolha de amostras biológicas para a realização de análises laboratoriais de apoio à clínica. A colheita de sangue dura menos de 5 minutos; a colheita de exsudados (vaginal, uretral e nasofaríngeo) dura entre 15 a 20 minutos. O prazo de entrega dos resultados varia consoante as análises mas, no ato da colheita é entregue um documento com a data a partir da qual o utente pode levantar os seus exames.

*O preço varia de acordo com a convenção e o tipo de análise a efectuar.

Clīnĭcus Lusitanus, disponibiliza nas suas instalações um serviço de análises clinicas, tendo estabelecido parceria com o Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa.

Funciona com as mais diversas valências como a Hematologia e Hematopatologia, Hemostase, Endocrinologia, Patologia Química,  Estudo dos Metabolismos, Monitorização de Fármacos, Microbiologia Clínica, Imunologia, Imunoalergologia, Imunopatologia, Biologia e Patologia Moleculares.

Cada vez mais é fundamental a contribuição do Laboratório Médico para um rápido diagnóstico, uma eficaz monitorização e um correto prognóstico da doença.

A Medicina Laboratorial ou Patologia Clínica é uma especialidade médica que pelas disciplinas próprias, é hoje uma especialidade fulcral, que contribui constantemente para o despiste, diagnóstico, prognóstico ou monitorização da terapêutica em todas as doenças. Os exames laboratoriais alavancam 70 porcento das decisões clínicas e são cada vez mais fundamentais nos novos caminhos que a ciência abriu à medicina.

O Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa

• Está licenciado pela Direção Geral de Saúde.
  • Tem certificação da Qualidade segundo a norma NP EN ISO 9001:2008, através da entidade Certificadora BVQI.
  • Referência da Fetal Medicine Foundation (FMF) para o Diagnóstico Pré-Natal – Rastreio Combinado do 1ºTrimestre.
  • Inovação, qualidade e rigor são o lema do Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa.

Áreas de especialização

Laboratório de Imunopatologia e Autoimunidade

O Laboratório de Imunopatologia e Autoimunidade tem como âmbito o estudo e pesquisa dos autoanticorpos marcadores de doenças autoimunes sistémicas e específicas de órgão, com o objetivo de suportar o diagnóstico clínico assim como ajudar o prognóstico e monitorização terapêutica das mesmas patologias.

É um laboratório especializado em técnicas "gold standard", cumprindo recomendações, algoritmos e guidelines atualizados e que faculta aos colegas resultados com elevado valor preditivo positivo. Posicionamo-nos como consultores de medicina laboratorial, dos colegas clínicos, disponibilizando o nosso saber nesta área para podermos antecipar a identificação de patologias autoimunes.

Laboratório de Biologia e Patologia Moleculares

A Medicina de Excelência e Personalizada, obriga a tecnologia laboratorial de 1ª linha que responda em tempo útil e com alta especificidade às necessidades do doente. Neste núcleo laboratorial são utilizadas as mais recentes tecnologias ligadas com a genómica e a farmacogenómica que permitem a deteção, quantificação e genotipagem do DNA de vírus vários. São efectuadas pesquisas de alterações do DNA que determinam a expressão genética de alguns tumores, bem como de outras que determinam decisões terapêuticas individualizadas na senda da Medicina Personalizada que é a medicina do futuro que ora começa.

Laboratório Patologia Química

O Laboratório de Patologia Química é responsável pela vasta maioria dos parâmetros laboratoriais que

permitem o diagnóstico ou monitorização de numerosas patologias.

Abrangendo áreas funcionais como: Bioquímica, Imunoserologia, Alergologia, Endocrinologia e estudo de biomarcadores tumorais, os doseamentos feitos no Laboratório de patologia química permitem identificar condições como por exemplo diabetes mellitus, fatores de risco para doenças coronárias, patologia hepática, doenças renais, alergia entre muitas outras.

Utilizando a tecnologia mais avançada e metodologias executadas segundo os padrões da mais elevada

qualidade garantimos a fiabilidade dos nossos resultados.

O Laboratório de Patologia Química surge como unidade diferenciadora em áreas como: Estudo do perfil lipídico e Dislipidémias, Estudo dos fatores de risco para doença coronária, Estudo alergológico e

Mais recentemente, no estudo do perfil anti-aging.

Laboratório de Hematologia e Hemostase

Vocacionado para o rastreio e diagnóstico das doenças hematológicas relacionadas com o eritrócito (nomeadamente, anemias carenciais, hemolíticas e hemoglobinopatias), leucócitos e hemostase (nomeadamente, alterações quantitativas e qualitativas das plaquetas, alterações congénitas e adquiridas da coagulação, doença tromboembólica e doença hemorrágica).

Laboratório de Microbiologia e Micobacteriologia e Parasitologia Clínicas

O papel fundamental do Laboratório de Microbiologia prende-se com o diagnóstico e respetivo tratamento da doença infecciosa.

Tendo em vista este objetivo, o Laboratório de Microbiologia intenta conjugar a necessidade de resposta rápida e assertiva com as rigorosas normas de orientação técnica utilizadas, desde a colheita das amostras até à identificação e estudo da resistência dos agentes infecciosos aos antibióticos.

Neste sentido, o Laboratório de Microbiologia desenvolve duas valências fundamentais que, acrescem à Bacteriologia Geral: a Micobacteriologia e a Parasitologia.

Na área de Micobacteriologia, o laboratório prima pela observação rigorosa das normas laboratoriais, no âmbito da: recuperação e identificação de micobactérias; assim como no uso de métodos rápidos para estabelecer o seu diagnóstico.

Na área da Parasitologia, o Laboratório de Microbiologia encontra-se vocacionado para a identificação e diferenciação de parasitas, quer em amostras intestinais, quer em amostras de origem extra intestinal, dos quais se destacam os protozoários intestinais, nematodos, cestodos, trematodos e parasitas do sangue.

No decurso da sua actividade, o Laboratório de Microbiologia dispõe de uma sólida equipa médica, experiente e altamente especializada, bem como, dos mais sofisticados meios tecnológicos do mercado.

Unidade Diagnóstico Pré Natal

É uma unidade certificada pela Fetal Medicine Foundation, responsável pela execução dos parâmetros bioquímicos, free beta HCG, PAPP-A, PlGF e AFP, executados segundo os mais elevados padrões de qualidade, garantindo desse modo a fiabilidade dos resultados bioquímicos e permitindo a elaboração de Rastreio Pré-Natal Combinado de 1º trimestre e de 2º Trimestre com elevadas taxas de deteção e baixo número de falsos positivos.

O laboratório está vocacionado para responder aos médicos ecografistas certificados apenas com o envio de resultados bioquímicos, que lhes permitirão inserir em software certificado e facultar o risco à grávida no momento da ecografia, ou por outro lado, pode também ser o laboratório a executar os riscos combinados e facultá-los aos médicos Obstetras.

Unidade de Hemato-Oncologia laboratorial

Orientada para o diagnóstico integrado (morfologia do sangue periférico e da medula óssea, imunofenotipagem e genética) das neoplasias hematológicas (nomeadamente, neoplasias mieloproliferativas, síndromas mielodisplásicas, neoplasias mieloproliferativas / mielodisplásicas, neoplasias de células linfóides maduras e leucemias agudas).

Diagnóstico Pré Natal

Rastreio Pré-Natal – Rastreio Combinado do 1º Trimestre

O Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa, está certificado pela Fetal Medicine Foundation (FMF) para o Diagnóstico Pré-Natal  e Rastreio Combinado do 1º trimestre, sendo desse modo Laboratório de Referência da FMF.

O Diagnóstico Pré Natal – Rastreio Combinado do 1º trimestre é um rastreio precoce, que tem por objectivo avaliar o grau de risco para a existência no feto da Trissomia 21 (Síndrome de Down), Trissomia 18 (Síndrome de Edwards) e Trissomia 13 (Síndrome de Patau).

Permite uma deteção de 97% dos casos, para percentagens de falsos positivos de 3%, sendo um elemento da máxima importância a ter em conta pelo casal, na decisão de fazer, ou não, um exame invasivo.

Este rastreio combina a informação do exame ecográfico e o exame bioquímico.

O exame bioquímico permite o doseamento de duas substâncias presentes no sangue materno, a PAPP-A (Proteína Plasmática A Associada à Gravidez) e a ß-HCG livre (Subunidade b livre da Hormona Gonadotrófica Coriónica), ambas com grande sensibilidade e especificidade para o despiste das anomalias referidas.

O Exame ecográfico permite determinar com exatidão, a idade gestacional através do comprimento crânio-caudal (CCC) , permite medir com exatidão o espaço subcutâneo localizado sobre a nuca do feto (translucência da nuca -TN)  e avaliar a presença do Osso Nasal (ON).

O Rastreio Pré Natal-Rastreio Combinado do 1º trimestre deve ser efetuado entre a 11ª semana e a 13ª semana + 6 dias de gestação.

Segundo a Fetal Medicine Foundation (FMF), entidade que promove a investigação na área da medicina fetal, o rastreio combinado do 1º trimestre tem uma taxa de deteção de 97% (em conjunto com a ecografia), com 3% de falsos positivos.

Atualmente existe outro teste,  o Harmony™ Prenatal Test   que é o maior avanço na área dos testes de rastreio pré-natal não invasivo, para o despiste das três principais Trissomias (T21, 18, 13) e aneuploidias relacionadas aos cromossomas sexuais (X e Y).

É efetuado de modo SIMPLES e SEGURO, numa amostra de sangue periférico materno, e permite obter resultados com elevado grau de EXATIDÃO.

O Harmony™ Prenatal Test utiliza uma tecnologia (DANSR™) que analisa os fragmentos de DNA livre fetal (cell-free DNA) em circulação no sangue materno, sendo esta característica de análise direta, que confere ao teste a sua maior exatidão e fiabilidade como teste de rastreio.

O teste tem o apoio da Fetal Medicine Foundation (U.K.), que é a maior referência a nível mundial na área da medicina e da pesquisa materno fetal, dirigida e coordenada pelo Prof. K. Nicolaides.

Deste modo, o Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa tem já disponível, para todas as grávidas a partir das 10 semanas de gravidez, o teste de rastreio pré-natal não invasivo, que apresenta as mais elevadas taxas de deteção (> 99%) para as principais Trissomias e uma taxa de falsos positivos inferior a 0,1% para as Trissomias 21, 18 e 13.

Núcleos de excelência

Diagnóstico Pré – Natal

Oncologia (HPV/PCA3)

Estudos das Dislipidémias